Misturas, fusões, experimentações...nos quatro cantos do mundo, música!

World Music trata-se na verdade de um termo hoje reconhecido como gênero musical, que da melhor maneira possível, serve para interpretar a cultura de um povo. Essa música tão rica em particularidades que traduzem a identidade de um um grupo sempre existiu. Desde o período Paleolítico na Pré-história, registros sobre manifestações culturais envolvendo música vem sendo encontrados.

Entretanto, o termo World Music foi criado em meados de 1960 por Robert E. Brown, um professor cujo objetivo era o de promover a assimilação dos estilos musicais e danças de diversas partes do mundo por meio da prática. Contudo, o termo só ganhou visibilidade internacional no ano de 1980 quando estruturas musicais inusitadas puderam ser apreciadas por grupos diversos, principalmente os de cultura anglo-saxonica. Neste período, alguns artistas inquietos e interessados na diversidade cultural, promoveram a fusão de gêneros já tidos como tradicionais em nossa cultura com artistas das mais longínquas partes do mundo

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Dengue Fever

Abro as portas com uma banda que me dá muito prazer quando ouço.  Se você procurar por Dengue Fever na net, primeiramente vai encontrar várias informações sobre o vírus mas a Dengue Fever à qual me refiro, nada mais é que uma banda de rock que fez uma ousada porém feliz mistureba que passeia pelo rock cambojano dos anos 50 e 60 e de certa forma, se apropria com categoria, até o jazz etíope cool e refinado de Mulatu Astatke que dispensa comentários.  Tudo começou por conta de  uma  viagem ao Camboja. Ethan, fica encantado com o país e decide junto com seu irmão Zac montar uma banda que seria pautada nas experiências musicais de Ethan no camboja: depois de ouvir  muito rock cambojano dos idos de 1950 até 1970, Ethan decidiu criar a Dengue Fever. Mas Ethan não queria montar mais uma banda, ele queria uma vocalista que cantasse em Khmer!  E lá mesmo em Los Angeles, numa boate do bairro conhecido como Little Phnom Penh ou pequeno Camboja, Ethan e Zac  finalmente encontraram sua vocalista. Chlom Nimol que já havia sido cantora de karaokê no Camboja, assume os vocais.  A banda não é nenhuma desconhecida do público pois além de prêmios, está presente em algumas trilhas sonoras de filmes como Flores Partidas de Jim Jarmush.  Eu destaco aqui duas pérolas: a primeira Ethanopium que trata-se justamente do cover da musica de Mulatu Astatke e que  não deixa nada a desejar e a outra, uma das minhas prediletas entre tantas da banda One Thousand Tears of a Tarantula que esteve presente na trilha sonora da segunda temporada da série Weeds.  Taí, espero que vocês curtam tanto quanto eu.




Nenhum comentário:

Postar um comentário