Misturas, fusões, experimentações...nos quatro cantos do mundo, música!

World Music trata-se na verdade de um termo hoje reconhecido como gênero musical, que da melhor maneira possível, serve para interpretar a cultura de um povo. Essa música tão rica em particularidades que traduzem a identidade de um um grupo sempre existiu. Desde o período Paleolítico na Pré-história, registros sobre manifestações culturais envolvendo música vem sendo encontrados.

Entretanto, o termo World Music foi criado em meados de 1960 por Robert E. Brown, um professor cujo objetivo era o de promover a assimilação dos estilos musicais e danças de diversas partes do mundo por meio da prática. Contudo, o termo só ganhou visibilidade internacional no ano de 1980 quando estruturas musicais inusitadas puderam ser apreciadas por grupos diversos, principalmente os de cultura anglo-saxonica. Neste período, alguns artistas inquietos e interessados na diversidade cultural, promoveram a fusão de gêneros já tidos como tradicionais em nossa cultura com artistas das mais longínquas partes do mundo

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

CLAUDE CHALLE : KUON GANJO - KARMIX


Escolhi um álbum especificamente para falar do artista em questão.  O tunisiano cujo nome de batismo é Claude Challom  entrou para o mundo da música por obra do acaso.  Claude Challe*, como é conhecido, iniciou sua vida profissional como cabeleireiro e foi tão bem sucedido que passou a ser denominado como o homem da tesoura dourada.  Obteve fama e reconhecimento mas resolveu abandonar o glamour, viveu numa comunidade hippie na Sardenha por um período. Posteriormente, decidiu ir mais longe para conhecer outras culturas. Passou pela Índia, Nepal e Indonésia,  começou a incorporar signos e sons que descobriu nestes novos mundos à sua música.  Antes disso,  Claude teve uma breve passagem pelo mundo da moda por conta de sua vivência em Paris mas logo se descobriu na música, nos sons da Ásia, Norte da África e Oriente Médio. 
Claude participou de vários clubes noturnos como Dj incluindo um dos mais famosos:  o Buddha Bar. Como co-fundador, Claude criou uma série de cds com músicas de influência asiática e africana, colaborou na carreira de outros grandes DJ´s como Stéphane Pompognac, responsável pela série de discos Hotel Costes de Paris. 
Aqui resolvi registrar especificamente um disco: Karmix, de 2001.  O que torna esse cd especial é a harmonia na produção destas faixas.  Na minha opinião este é um daqueles raros cds em que não existe nenhuma música dentre as 12 que seja considerada ruim. Mas como música é realmente uma questão de gosto mesmo para os apreciadores de World Music, a quem não ouviu ainda, sugiro que ouça e tire suas próprias conclusões. Decepção? Acho pouco provável, o Dj Claude Challe tem experiência de sobra e isso fica muito claro na escolha das músicas, do estilo, seja techno, house em seus discos ou na série feita para o Buddha Bar.  

*Claude Challe é dono do selo Chall´O Music, subselo da Wagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário